Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de abril de 2014

Catarse Comics: Batman - Xamã


A primeira vez que eu vi esta HQ na banca não tive uma boa impressão. Não sabia que esta capa era uma máscara, pensava que era algum monstro ou outro tipo de criatura bizarra que iria se confrontar com o "Homem-Morcego". Grande engano! Não que a revista não tenha um tom um pouco sobrenatural, mas apesar disso a história é mais puxada para um lado detetive e investigação, o que é a verdadeira proposta feita pelo Bob Kane lá na sua origem, não um homem que pode fazer o que quiser sem limites para sua forçar e poder (apesar de não ter nenhum), como os escritores atuais costumam retrata-lo.



Muito bem meus caros, como nosso primeiro Catarse Comics resolvi escolher uma boa história do Batemá para falar, avaliar ou até debater. E no final de toda esta baboseira dar uma nota a história. Certo? Ok, vamos aos fatos!

Aqui temos Bruce Wayne depois de seu árduo treinamento no exterior e algumas outras experiências a mais, ele volta a Gotham para começar a erguer a face de seu lado justiceiro. E para um bom começo de carreira, ele começa a investigar uma série de assassinatos feito por uma seita misteriosa.

A revista, para vender o seu peixe resolveu botar na contra capa do quadrinho que esta história é uma continuação direta do Ano Um de Frank Miller, porém não é bem assim. Apesar de apresentar o Batemá (sim, eu vou escrever assim até o final) em começo de carreira lutando contra o crime pela primeira vez e construindo a bat-caverna, a história não é a mesma coisa que Ano Um, o que não quer dizer que a revista não tenha seu valor, muito pelo contrário.

Eu vi várias resenhas na internet falando que o quadrinho é uma boa história mas apenas isto. Eu não acho isso, mesmo porque aqui temos um Batemá que todos gostam: violento, trabalhando sozinho, investigativo, sério, e o mais importante na minha opinião, humano. Ele leva porrada, apanha, sofre, é torturado, mas sempre acaba virando a mesa com inteligência e técnica.



Toda a história é bem estruturada, sem perder o clima e o tesão. A cada pagina e a cada capítulo você fica querendo saber o desfecho de cada conflito gerado pela história, além de ter diálogos cheios de simbolismo e ter ação do começo ao fim. Porém meus caros, nem tudo são flores existem algumas coisas muito desnecessárias ao longo da história e alguns enche-linguiças também, o que acaba prejudicando uma história, mas nada que estrague a mágia. A obra também conta com grandes plot-twist que iram explodir a sua cabeça.

Para quem não conhece muito as histórias do personagem, e tem o interesse de ler uma boa história desse herói memorável, esta é uma boa pedida, além de ser um bom trama também mostra os seus primeiros dias da face obscura de Bruce Wayne.
 

Tanto a arte quanto o roteiro são excelentes e não deixam a desejar, apesar da arte ser um pouco datada se comparada aos dias de hoje. O acabamento da revista é muito bom, e o preço é camarada: R$ 14,90, vale muito a pena.

Mas se você gosta de garimpar velharias no sebo ( assim como eu), fique sabendo que esta história foi publicada pela primeira vez aqui no Brasil pela editora Abril nas antigas e boas minisséries de Contos Batman, na mesma ordem que saiu lá fora e com as mesma capas, porém, com molduras padronizadas. 






Se você tiver dinheiro e tá em duvida de escolher se pega a da Panini ou a da Abril, pegue a da Panini pois o preço é acessível a todos e a coloração é bem melhor, além disso, eu tenho certeza que você não vai se arrepender de ter esta revista na sua coleção.
Bem, vamos a nota, porém, antes devo lembra-los que esta opnião é pessoal, então se concordar ou discordar e quiser mostrar a sua opinião e o seu ponto de vista, bote tudo nos comentários por que eles serão lidos e respondidos. Certo?

NOTA- 4.6/5.0

 Enfim, até + vida longa e próspera e obrigado pelos peixes

Nenhum comentário:

Postar um comentário